Dicas para o dia da formatura

*Dicas Importantes para o dia da formatura*


1. Todos os formandos devem estar com os pagamentos quitados com a Produtora.
2. Os formandos devem estar no local da formatura com 2 horas de antecedência ao início da solenidade.
3. Os familiares devem ser instruídos a chegar 1 hora antes do início da solenidade.
4. Não levem objetos de valor, pois como há muita circulação no ambiente a Produtora não se responsabiliza por objetos dos formandos tais como câmeras digitais, celulares etc...
5. Não aconselhamos aos formandos que fiquem com a roupa da festa sob a toga, deem preferência por uma roupa leve e confortável.
6. Para os homens, de preferência, que estejam com calças, sapatos e meias pretas.
7. Quando a Produtora oferece coquetel no dia da formatura, cabe lembrar que este coquetel é apenas para os formandos.
8. Oradores devem levar seu discurso, de preferência em 03 vias e deixar uma com a produtora, o mesmo serve para juramentistas com seus juramentos.

*Lembretes*

ensaio de formatura
 

1. Entrada dos formandos: conforme ordem previamente fornecida pela comissão de formatura. Os formandos serão conduzidos pela produtora até a porta de acesso a entrada no local e deverão aguardar. Neste momento é feito o Show de laser, terminado o black out o Paraninfo (a) saíra da mesa para buscar os formandos e assim introduzi-los ao local, durante o percurso do paraninfo (a), a Produtora transmitirá um breve vídeo de abertura com imagens dos formandos.
2. Leitura da ata de colação de grau.
3. Execução do Hino Nacional (cabe lembrar que todos devem ficar em pé e voltados às bandeiras )
4. Juramento: O (s) juramentista (s) serão convidados a prestar seu juramento.
5. Colação: Neste momento é iniciada a colação de grau, o cerimonialista chamará um formando de cada vez, este, deverá se dirigir diretamente ao centro da mesa onde estará o presidente dos trabalhos que é quem vai lhe conferir o grau, em seguida dirigir-se ao paraninfo (a) que geralmente está no lado esquerdo do presidente da mesa. Lembrando que o canudo deve ser recebido com a mão esquerda, passá-lo para a direita e cumprimentar o paraninfo (a).  Após, cumprimentar com um breve aperto de mão, os demais componentes da mesa.
6. Na sequência o formando seguinte já é chamado, este, deverá se posicionar no “X”, marcação feita pela produtora para a foto com o colega que acaba de graduar. OBS: Haverá um fotógrafo e um cinegrafista para captar este momento, solicitamos que olhem sempre para a foto.
7. O formando graduado retorna para o seu lugar e o formando que foi chamado repete a seqüência, sendo assim sucessivamente até o último formando.
8. Oratória: O orador será chamado para proferir seu  discurso, o mesmo deverá levantar-se e dirigir-se ao púlpito. No final do discurso o orador deverá chamar as homenagens à mesa. Sugerimos que já tenham definido qual formando entregará cada lembrança e para quem para que o orador já chame a homenagem desta forma, anunciando que o formando “João” entregará uma lembrança para a Professora “ Maria”, pois desta forma este momento fica bem organizado e facilita a cobertura de vídeo e fotográfica. Terminada as homenagens a mesa, é chegado o momento de homenagem aos familiares dos formandos, onde conforme contrato, a produtora disponibiliza um músico e entrega rosas, solicitamos que este momento seja anunciado da seguinte forma pelo orador (Neste momento, solicitamos que os Srs. Pais fiquem de pé para receber esta homenagem dos Formandos). Caso algum formando tenha por algum motivo que homenagear outra pessoa que não os Pais, solicitamos que orientem este familiar para que quando este momento for anunciado, que o familiar também se levante.

OBS: Este momento pode variar um pouco de acordo com cada instituição.

9. Após este momento, o Paraninfo (a) da turma é convidada a proferir o seu discurso.
10. O presidente da mesa convida a todos os presentes para que novamente de pé escutem a execução do Hino Rio-grandense.

OBS: Podendo variar de acordo com cada instituição.

Na sequência, vem as palavras finais do diretor de mesa, que declara encerrada a sessão solene, toca então a música de encerramento da formatura  com chuva de balão ou de prata, conforme o contrato.

OBS: Cabe lembrar que alguns dos passos podem ser alterados conforme protocolo de cada faculdade.

A Portho Sul agradece a preferência e deseja todos uma ótima formatura e muito sucesso! Um grande abraço a todos!